Educação e tecnologia: as novas competências digitais definidas pelo MEC
A Lei nº 9.394/96 estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Essa Lei prevê a organização da Base Nacional Comum Curricular - BNCC, um documento de caráter normativo, que define aprendizagens essenciais a serem desenvolvidas em todas as modalidades da educação básica.
A BNCC foi organizada pelo Ministério da Educação – MEC, e sua versão mais recente foi publicada em 2017. Tal documento deve nortear os currículos e as propostas pedagógicas de toda a rede de ensino no Brasil – pública e privada – da educação infantil ao ensino fundamental e médio. Para tanto, a BNCC apresenta dez competências gerais que devem ser desenvolvidas de forma integrada. São elas:
-
Conhecimento;
-
Pensamento científico, crítico e criativo;
-
Repertório cultural;
-
Comunicação;
-
Cultura Digital;
-
Trabalho e projeto de vida;
-
Argumentação;
-
Autoconhecimento e autocuidado;
-
Empatia e cooperação;
-
Responsabilidade e cidadania.
A Lesson - Escola de Inovação e Tecnologia trabalha para atender as competências definidas na BNCC, sobretudo quanto à comunicação e cultura digital. Conforme estabelecido nessa norma, a comunicação deve utilizar diferentes linguagens: verbal, corporal, visual, sonora e digital, devendo esta última preparar o aluno para criar e gerenciar novas tecnologias.
Pensando nisso, a Lesson elaborou um currículo que explora as linguagens artística, matemática e científica, seguindo o modelo de Educação 4.0, em que o aluno é autor e protagonista no processo de aprendizagem. O conteúdo ministrado inclui aulas de robótica, automação, realidade virtual e realidade aumentada, programação de jogos e aplicativos e cultura maker. O ensino também é interdisciplinar, agregando conhecimento a outras disciplinas do currículo escolar.