Educação e tecnologia: as novas competências digitais definidas pelo MEC

A Lei nº 9.394/96 estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Essa Lei prevê a organização da Base Nacional Comum Curricular - BNCC, um documento de caráter normativo, que define aprendizagens essenciais a serem desenvolvidas em todas as modalidades da educação básica.

A BNCC foi organizada pelo Ministério da Educação – MEC, e sua versão mais recente foi publicada em 2017. Tal documento deve nortear os currículos e as propostas pedagógicas de toda a rede de ensino no Brasil – pública e privada – da educação infantil ao ensino fundamental e médio. Para tanto, a BNCC apresenta dez competências gerais que devem ser desenvolvidas de forma integrada. São elas:

  1. Conhecimento;

  2. Pensamento científico, crítico e criativo;

  3. Repertório cultural;

  4. Comunicação;

  5. Cultura Digital;

  6. Trabalho e projeto de vida;

  7. Argumentação;

  8. Autoconhecimento e autocuidado;

  9. Empatia e cooperação;

  10. Responsabilidade e cidadania.

A Lesson - Escola de Inovação e Tecnologia trabalha para atender as competências definidas na BNCC, sobretudo quanto à comunicação e cultura digital. Conforme estabelecido nessa norma, a comunicação deve utilizar diferentes linguagens: verbal, corporal, visual, sonora e digital, devendo esta última preparar o aluno para criar e gerenciar novas tecnologias.

Pensando nisso, a Lesson elaborou um currículo que explora as linguagens artística, matemática e científica, seguindo o modelo de Educação 4.0, em que o aluno é autor e protagonista no processo de aprendizagem. O conteúdo ministrado inclui aulas de robótica, automação, realidade virtual e realidade aumentada, programação de jogos e aplicativos e cultura maker. O ensino também é interdisciplinar, agregando conhecimento a outras disciplinas do currículo escolar.